Ideário arminiano. Abordagens sobre a teologia clássica de Jacó Armínio: suas similaridades, vertentes, ambivalências e divergências.

sábado, 24 de janeiro de 2009

Porque sou arminiano.

Sou arminiano, porque, acredito piamente que o julgamento de Deus no último dia é sério, e sendo assim, ele nos julgará porque realmente temos liberdade de escolha, se o nosso livre arbítrio não fosse real, o julgamento seria uma farça.
.
Sou arminiano, porque, creio realmente que Deus não agracia uns em detrimento a outros como está explícito no texto sacro: “E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação.”
Se todos estão caidos e Deus escolhece uns e rejeitasse a outros sem considerar nenhuma atitude dos grupos, logo, ele estaria fazendo acepção, coisa que segundo as escrituras contrasta com o seu caráter.
.
Sou arminiano, porque, acredito que a salvação depende da minha responsabilidade diante da graça recebida em Cristo Jesus, e na realidade das advertências bíblicas, coisa essa asseverada constantemente nas Escrituras na forma de “ais”, exortações e chamada a vigilância e ao arrependimento.
.
Sou arminiano, porque, acredito que o ser humano é dotado de livre arbítrio, e que mesmo depois da ação do Espírito, que convence o homem do pecado, esse mesmo homem pode resisti-lo.
.
Sou arminiano, porque acredito que minha própria existência, carregada de dúvidas, angústias e desejos, indica que as escolhas pessoais são efetivas e que Deus quer ser achado por nós numa relação de amor, tal qual ele é, não impondo sua realidade de forma impessoal, sem levar em conta o nosso desejo por ele. Pelo contrário, Ele deseja ser amado por nós, e isso significa que sua graça não é irresistível - se fosse, não teríamos dúvidas e não mais optaríamos, em nossos pecados diários, se afastar dele .
Na Bíblia, dentre algumas narrativas, destaco dois casos que deixam bem claros esses pressupostos: Quando Jesus dialogou com o jovem rico que preferiu as riquezas do mundo do que a sua companhia, as Escrituras nos relata que Jesus amou aquele jovem – mesmo assim o jovem o rejeitou. O outro exemplo de que Deus deseja ser amado, não forçando ninguém irresistivelmente a receber sua graça, foi exemplificado em sua tristeza por saber que Jerusalém, que tanto Ele amava, obstinadamente o rejeitava.
.
Sou arminiano, em suma, porque acredito que a Teologia Arminiana é harmônica com as Sagradas Escrituras.
_____
.
Lailson Castanha

16 comentários:

  1. Essa última que fala que esta em harmonia com a bíblia ai é demais

    ResponderExcluir
  2. Sua afirmação ficou vaga. Você poderia ser mais claro em seu comentário?

    Apesar de o blog estar aberto para postagens anônimas, te incentivo a se identificar, afim de que nossa comunicaçao seja mais pessoal.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Allan Costa,

      Lailson, essa definição está completa e harmônica com as Escrituras de Gênesis a Apocalipsis.
      Gostei muito!

      Excluir
    2. Olá Alan, assite o vídeo no youtube - pesquise " Augustus Nicodemus Livre arbítrio imperdível"

      Excluir
  3. Excelente dissertação! Parabéns!
    Ao entregar minha vida ao Senhor Jesus, deparei-me com as duas doutrinas “Calvinismo” e “Arminianismo”. Escolhi ser arminiana. Não consigo ler a Bíblia, estudá-la, desmembrá-la e ser calvinista.
    Se fizermos uma comparação dos textos bíblicos utilizados por calvinistas (afim de corroborar sua teoria), com aqueles utilizados por arminianos... Bem, os arminianos vencem, irmão! Em número e em argumento! A Bíblia é arminiana!
    Apesar das divergências, amo meus irmãos calvinistas. Mas sinto pena deles por se deixarem enganar, e por terem como mentor um assassino (sim, Calvino foi um assassino cruel, que nunca se arrependeu dos seus atos!).
    “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3.16)
    Glória a Deus para sempre!

    By Raquel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assiste o vídeo no Youtube - pesquise: "Augustus Nicodemus livre arbítrio imperdível"

      Excluir
  4. Companheira Raquel, saúde.

    Fico feliz em saber que a exposição de meus sentimentos teológicos, de alguma maneira, serviram à você.
    Gostei de sua postura cristã em relação aos calvinistas. Amar deve ser a prática comum de qualquer cristão. Você está corretíssima em amar aqueles que, independentemente da tendência teológica – foram feitos a imagem e semelhança de Deus.
    Para aprofundar sua pesquisa em Teologia Arminiana na internet, além dos livros, você pode contar com interessantes sites. Dentre eles destaco:

    Arminianismo.com
    http://arminianismo.com/

    Sociedade Arminiana em Língua Portuguesa:
    http://arminianos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alan, assite o vídeo no youtube - pesquise " Augustus Nicodemus Livre arbítrio imperdível"

      Excluir
    2. Infelizmente os sites acima citados estão desativados, estou buscando mais conhecimento sobre as linhas tendo em vista que opto também pelo Arminianismo.

      Excluir
    3. PARA EVANGELISAR TODO CRISTAO É ARMINIANO APOS A CONVERSAO É CALVINISTA. DEUS NAO FAZ ASEPÇAO DE PESSOAS O CONVITE A SALVAÇAO É PARA TODOS RECUSAR É OPCIONAL.

      Excluir
  5. Ótima dissertação argumentativa! Que Cristo lhe abençoe a cada alvorada mais. Baruch Hashem!

    ResponderExcluir
  6. Companheiro Baruch Hashem!, saúde.

    Nossa intenção, com o blog, é servir nossos irmão arminianos e aqueles que se interessam em conhecer mais essa linha teológica.
    Fico feliz em saber que uma parte desse modesto trabalho tenha lhe agradado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lailson, assite o vídeo no youtube - pesquise " Augustus Nicodemus Livre arbítrio imperdível"

      Excluir
  7. Companheiro Allan Costa, saúde.

    O blog é uma forma de servir meus irmãos em Cristo. Fique a vontade para expor suas ideias, elas serão recebidas com muita seriedade.
    O arminianismo tem crescido no Brasil. Indico alguns endereços arminanos que podem enriquecer ainda mais seu conhecimento a respeito da teologia arminiana.

    Boa pesquisa.

    Arminianismo.com
    http://arminianismo.com/

    Sociedade Arminiana em Língua Portuguesa:
    http://arminianos.wordpress.com/

    Arminius Hoje:
    http://arminianismo.wordpress.com/

    BLOG DA VIDA ETERNA:
    http://blogdavidaeterna.blogspot.com.br/search/label/ARMINIANISMO

    CREDULO:
    http://credulo.wordpress.com/

    DEUS AMOU O MUNDO!
    http://deusamouomundo.wordpress.com/
    MENTE SANTA
    http://mentesanta.blogspot.com.br/search/label/arminianismo

    Os arminianos:
    http://www.arminianos.com/

    Palavra que Liberta:
    http://www.palavraqueliberta.com.br/

    Reflexões na Perspectiva Teológica Arminiana
    http://arminiano.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saúde e paz,
      Lailson gostei muito dos links, e desde já peso a sua ajuda para divulgar um pouco mais a teologia Arminiana. Estou editando um site voltado a este assunto, e gostaria de contar com sua experiência no assunto, pôs tenho acompanhado seus esforço em divulgar o que acreditamos serem as verdades Bíblicas e bem sabemos que são. Continua na Paz.

      Excluir
  8. Companheiro Allan Costa, saúde.

    A notícia da construção de mais uma página em torno a teologia arminiana me deixa muito contente. Com muito prazer te acompanharei em seus esforços em prol de uma maior difusão da teologia arminiana, no que me for possível. Também, orarei, para que seu esforço na construção do site receba o necessário alcance da graça de Deus.

    ResponderExcluir

Minha foto
Como Jacobus Arminius acredito que: "As Escrituras são a regra de toda a verdade divina, de si, em si, e por si mesmas.[...] Nenhum escrito composto por Homens, seja um, alguns ou muitos indivìduos à exceção das Sagradas Escrituras[...] está isento de um exame a ser instituído pelas Escrituras. É tirania, papismo, controlar a mente dos homens com escritos humanos e impedir que sejam legitimamente examinados, seja qual for o pretexto adotado para a tal conduta tirânica." (Jacobus Arminius) - Contato: lailsoncastanha@yahoo.com.br

Arquivo do blog

Visitas:

Visitantes online:

Seguidores