Ideário arminiano. Abordagens sobre a teologia clássica de Jacó Armínio: suas similaridades, vertentes, ambivalências e divergências.

sábado, 24 de janeiro de 2009

Deus como juiz e a lógica do arminianismo.


Deus é juiz,e assim sendo, Ele julga e julgará.Biblicamente sabemos que Ele não só julga,mas que age com eqüidade, não fazendo acepção de pessoas.Essa é uma das verdades bíblicas, em que se assenta a lógica do arminianismo e do livre-arbítrio. .Se Deus como juiz privou-nos da liberdade de escolha, e, pior ainda, se ele que decretou “ser o que somos", onde podemos encontrar sentido para um julgamento, já que em nossa existência foi-nos ocultado o caminho da virtude.
.Se Deus, por seu decreto escolheu que suas criaturas trilhassem um caminho errante, por que julgar o mundo que ele mesmo preparou para o erro!?
.Se Ele não faz acepção de pessoas por que escolheu algumas pessoas em detrimento a outras?
Contrariando os pressupostos calvinistas podemos encontrar na Bíblia vários trechos que ressaltam a responsabilidade do homem em relação a sua salvação.Estes textos nos direcionam a seguinte idéia: mesmo sabendo que não temos méritos na nossa salvação, devemos agir em prol da graça de Deus, primeiramente acatando o convencimento do Espírito Santo que nos faz entender que precisamos de Cristo, e também perseverando e guardando com zelo o que nos foi oferecido.
Creio que a eleição bíblica é baseada em como acatamos a graça que nos foi oferecida, e não de uma forma fria e arbitrária.Em Ez.18.23, Deus, através do profeta pergunta, para ele mesmo responder:"Acaso, tenho Eu prazer na morte do perverso?-Diz o Senhor Deus;não desejo eu, antes que ele se converta de seus caminhos e viva? Em outro texto,Jesus através do apostolo João faz o seguinte convite:"Aquele que tem sede venha,e quem quiser,receba de graça a Água da Vida(AP.22.17b_ ). Todos pecamos e precisamos da graça de Deus para sermos redimidos. Deus sendo um justo e compassivo juiz oferece remissão a todos os homens. Aqueles que crendo, aceitarem a sua oferta serão redimidos.
Nessa igualdade de condições, ou seja, sua oferta a todos os homens resultando numa absolvição criteriosa de salvar apenas os que crerem e aceitarem sua oferta, é que se fundamenta o verdadeiro amor e a justiça de Deus.
______
Lailson Castanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha foto
Como Jacobus Arminius acredito que: "As Escrituras são a regra de toda a verdade divina, de si, em si, e por si mesmas.[...] Nenhum escrito composto por Homens, seja um, alguns ou muitos indivìduos à exceção das Sagradas Escrituras[...] está isento de um exame a ser instituído pelas Escrituras. É tirania, papismo, controlar a mente dos homens com escritos humanos e impedir que sejam legitimamente examinados, seja qual for o pretexto adotado para a tal conduta tirânica." (Jacobus Arminius) - Contato: lailsoncastanha@yahoo.com.br

Arquivo do blog

Visitas:

Visitantes online:

Seguidores