Ideário arminiano. Abordagens sobre a teologia clássica de Jacó Armínio: suas similaridades, vertentes, ambivalências e divergências.

sábado, 24 de janeiro de 2009

Élder Benjamin Randall, Fundador da Batista do Livre Arbítrio.


Élder Randall chamou a respiração com dificuldade. Foi a 1808 e fundador Batista do Livre Arbítrio estava a morrer de tuberculose. "Irmão Randal, não se leva mais tempo para morrer, do que você para chegar ao céu?" Perguntou a um ministro que ele estava visitando.
"Não", respondeu Elder Randall. "Já agora estou no céu, e foi através de minha doença: Eu tenho desfrutado da presença de Deus com tudo isso, e isso é paraíso para mim."
Tal como um homem jovem Benjamin Randall tinha pensado que ele era um cristão, enquanto que na realidade houve resistência a Cristo nele. Ele foi para o ouvir o renomado evangelista George Whitefield, que foi pregar na Nova Inglaterra, mas apenas para encontrar falhas; ele acusou o evangelista de ser nada, mas um ruidoso bradador que tentava brincar com as emoções das pessoas.
Sua atitude mudou em 30 de setembro de 1770. No entanto, quando um homem, anunciou que Whitefield estava morto. "Logo que chegou a sua voz meus ouvidos, uma seta da aljava do Poderoso golpeou dentro meu coração, e uma voz mental soou através da minha alma, trovão mais alto do que nunca soou através das minhas orelhas. Os primeiros pensamentos que passaram em minha mente eram ', Whitefield agora está no céu, e eu estou no caminho para o inferno. Nunca mais vou ouvir a sua voz. Ele era um homem de Deus, e eu o tinha ultrajado, ele falou de forma repreendedora. Ele ensinou-me o caminho para o céu, mas eu não o considerei...'"
Este foi um momento crucial na vida de Benjamin que o levou diretamente para o trabalho para o qual ele é famoso. Ao longo de mais de duas semanas, ele viveu no terror, clamando constantemente a Deus por misericórdia. Não até que ele crer no versículo bíblico encontrado na carta aos Hebreus, capítulo nove, versículo 26, que o fez encontrar alívio. "Mas agora na consumação dos séculos, uma vez por toda se manifestou[Cristo] para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo."
Tal paz veio sobre Benjamin que ele começou a salto com alegria. "Ah, parecia que se eu tivesse dez mil almas, eu poderia confiar-lhes toda a Jesus. Eu vi nEle em um amor universal, uma expiação universal, um apelo universal para a humanidade, e estava confiante de que ninguém jamais pereçeria, senão aqueles que se recusam a obedecê-lo. "
Ele tornou-se membro da Igreja Congregacional que esteve presente à maior parte de sua vida. No entanto, a sua leitura das Escrituras o levaram a pensar que a doutrina Batista era mais precisa. Ele foi batizado como um adulto e ingressou na Batista. Em 1777, ele sentiu que Deus estava lhe chamando para tornar-se um pregador batista leigo. Mas sua migrações espirituais não haviam acabado. Dois anos mais tarde, depois de ter concluido que a visão de sua denominação, calvinista estrita, sobre Predestinação (que alguns homens são previamente escolhido por Deus para ser salvo, e outros poderão ser amaldiçoados) estavam fora de sintonia com o verdadeiro ensinamento bíblico, se tornou o principal líder dos Batistas do Livre Arbítrio nos estados do norte.
Benjamin montou milhares de quilómetros em um ano, ganhando convertidos. Ele era a única, mas, influente força a colocar os Batistas do Livre Arbítrio sobre o mapa do Norte Estados Unidos. Mesmo em sua última doença, a sua preocupação era toda para Cristo. " Ele escreveu para seu povo: "Pela causa de Cristo, meus irmãos, sejamos pequenos, humildes, discípulos da cruz. Observe, que nós não defendemos qualquer novidade, emocionante, abundante, liguagem, doutrina dos homens, que conduza por Cristo em vez de o levar a ele. "
Neste dia, 22 de outubro de 1808, um amigo perguntou ao moribundo Benjamin como ele estava. "Tudo o que espera do Pai é a sua ordem, e a minha alma irá então deixar este corpo", disse o velho santo. Minutos depois ele morreu.
______

Bibliografia:
(1) Buzzell, John. Life of Elder Benjamin Randal; principally taken from documents written by himself. Hobbs, Woodman and Co., 1827. Buzzell, John. Vida de Elder Benjamin Randal; tomadas principalmente a partir de documentos escritos por ele próprio. Hobbs, Woodman and Co., 1827.
(2) Mead, Frank S. Handbook of Denominations in the United States. Nashville: Abingdon, 1980. Mead, Frank S. Manual de denominações nos Estados Unidos. Nashville: Abingdon, 1980.
Last updated June, 2007. Última actualização junho de 2007
http://chi.gospelcom.net/DAILYF/2002/10/daily-10-22-2002.shtml-10-22-2002.shtml
.
Tradução: Lailson Castanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha foto
Como Jacobus Arminius acredito que: "As Escrituras são a regra de toda a verdade divina, de si, em si, e por si mesmas.[...] Nenhum escrito composto por Homens, seja um, alguns ou muitos indivìduos à exceção das Sagradas Escrituras[...] está isento de um exame a ser instituído pelas Escrituras. É tirania, papismo, controlar a mente dos homens com escritos humanos e impedir que sejam legitimamente examinados, seja qual for o pretexto adotado para a tal conduta tirânica." (Jacobus Arminius) - Contato: lailsoncastanha@yahoo.com.br

Arquivo do blog

Visitas:

Visitantes online:

Seguidores