Ideário arminiano. Abordagens sobre a teologia clássica de Jacó Armínio: suas similaridades, vertentes, ambivalências e divergências.

sábado, 24 de janeiro de 2009

Idéias bíblicas que corroboram o arminianismo.


Podemos facilmente encontrar na Bíblia várias idéias que corroboram os enunciados de Arminio, contra a realidade imposta e fatalista, e também de sua crença na existência do livre-arbítrio humano. Adrede, observarmos nas Escrituras, as seguintes idéias:
.
Deus como juiz – revelando-nos a existência da condicionalidade em relação à salvação ou punição.
.
Advertências - destacando a necessidade do esforço humano para se manter em pé.
Ira de Deus - indicando que o homem pode resistir e seguir caminhos contraditórios à sua vontade
.
Resistência do homem – deixando clara a idéia do livre arbítrio.
.
A primeira idéia que destaco, reside no fato de Deus ser juiz e conseqüentemente executar juízo. Se não existe livre-arbítrio humano, porque Deus julgará o homem? Se a interpretação sobre os vasos para honra e para desonra endossa o pressuposto que Deus na sua inquestionável soberania preparou pessoas para receberem sua graça e outras para a condenação, por que existem tantas advertências endereçadas aos santos como: "vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o dono da "(Mc.13.35); ou, "aquele que está em pé cuide para que não caia"(1Co.10.12), "guarda o que tens para que ninguém tome a tua coroa"(Ap.3.11); ou que sentido faz a "ira de Deus" sendo que Ele mesmo na sua inquestionável vontade direcionou a nossa sorte!? Qual a explicação para a parábola da "Grande Ceia" onde está gravada a máxima: "muitos são chamados, mas poucos os escolhidos?” A lógica do livre-arbítrio ganha corpo em textos como: "Quantas vezes eu quis reunir os teus filhos como a galinha ajunta os pintos e tu não quiseste” (Mt.23.37), ou no texto de Ezequiel 18.23, "Acaso tenho Eu prazer na morte do perverso?-diz o Senhor; não desejo eu, antes que ele se converta de seus caminhos e viva" -"homens de dura cerviz vós sempre resistis ao Espírito Santo"(AT.7.52), dos vários textos encontrados, citei apenas alguns. Estas citações bíblicas, além de endossar a idéia do livre-arbítrio, mostram-nos um Deus compassivo, que busca o homem por amor, sem nunca forçá-lo, esperando que o tal a partir de seu convite e da aceitação de sua santa influência se arrependa de seus pecados e se volte a ele voluntariamente aceitando assim a Sua Santa Intervenção (Jo.3.16).
______
Lailson Castanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha foto
Como Jacobus Arminius acredito que: "As Escrituras são a regra de toda a verdade divina, de si, em si, e por si mesmas.[...] Nenhum escrito composto por Homens, seja um, alguns ou muitos indivìduos à exceção das Sagradas Escrituras[...] está isento de um exame a ser instituído pelas Escrituras. É tirania, papismo, controlar a mente dos homens com escritos humanos e impedir que sejam legitimamente examinados, seja qual for o pretexto adotado para a tal conduta tirânica." (Jacobus Arminius) - Contato: lailsoncastanha@yahoo.com.br

Arquivo do blog

Visitas:

Visitantes online:

Seguidores