Ideário arminiano. Abordagens sobre a teologia clássica de Jacó Armínio: suas similaridades, vertentes, ambivalências e divergências.

sábado, 24 de janeiro de 2009

Meus próprios sentimentos sobre a PREDESTINAÇÃO.

Jacobus Arminius
.
Tenho até aqui direcionados os meus juízos referentes ao artigo da Predestinação que são ensinados em nossas Igrejas e na Universidade de Leyden, e da qual eu discordo. Tenho, ao mesmo tempo, produzido minhas razões, por que me fazem ter uma decisão desfavorável em relação aos mesmos; e agora vou declarar minhas próprias opiniões sobre este assunto, que são de tal designação, de acordo com a minha opinião, aparecem mais em conformidade com a palavra de Deus.
.
1. O primeiro decreto absoluto de Deus relativo à redenção dos do homem pecador, foi o que ele decretou a nomear o seu Filho, Jesus Cristo, para ser Mediador, Redentor, Salvador, Sacerdote e Rei, que poderia destruir o pecado por
.
223
.
sua própria morte, para pela sua obediência obter a salvação que tinham perdido, e pode comunicá-la por sua própria força.
.
2. O segundo preciso e absoluto decreto de Deus, é aquele em que ele decretou receber em generosidade aqueles que se arrependem e crêem, e, Cristo, pelo seu nome e por Ele, garantir a salvação de tais que se arrependem e perseveram fielmente até fim; mas para deixar em pecado, e sob a ira, todos as pessoas impenitentes e incrédulas, e aos maldizentes como estrangeiros de Cristo.
.
3. O terceiro decreto Divino, Deus decretou a administrar de um modo suficiente e eficaz os meios que eram necessários para o arrependimento e a fé de modo instituído por dessa administração
.
(1.), De acordo com a sabedoria divina, por que Deus sabe o que é correto e conveniente tanto em relação à sua misericórdia e a sua severidade, e
.
(2.) De acordo com a Justiça Divina, pelo qual ele está disposto a dispor qualquer coisa que a sua sabedoria pode prescrever e colocá-la em execução.
.
4. Depois destes, segue-se o quarto decreto, pelo qual Deus decretou a salvação ou perdição das pessoas. Este decreto tem a sua base na presciência de Deus, pela qual ele eternamente conhecia aqueles indivíduos que iriam, através da sua graça preveniente creriam, e que, através da sua graça, subseqüentemente iriam perseverar, de acordo com a anteriormente descrita administração desses meios, que são adequados e apropriados para a conversão e a fé; e, através deste conhecimento, ele também sabia os que não iriam acreditar e perseverar.
.
Predestinação, quando assim explicada, é:
.
1. O fundamento do cristianismo, e certeza da salvação.
.
2. É a totalidade do evangelho, sim, é o evangelho em si, no qual acredito ser necessário dirigir a salvação, tanto quanto os dois primeiros artigos que estão em causa.
.
3. Não tem necessidade de ser examinada, determinada, ou por qualquer conselho, quer geral ou especial, uma vez que está contida nas escrituras clara e explicitamente em tantas palavras; e nenhuma contradição nunca indicada a ele por qualquer ortodoxia Divina.
.
224
. .
4. Tem sido constantemente reconhecida e ensinada por todos os professores cristãos que vivenciam a correta e ortodoxia.
.
5. Concorda com a harmonia de todas as confissões, que foi publicado pelas Igrejas protestantes.
.
6. Também está em consonância com a maioria das Confissões e Catecismo Holandês. Esta concórdia é tal que, se no artigo XVI estas duas expressões "aquelas pessoas" e "outros", devem ser explicadas pelas palavras "fiéis" e "incrédulos" estes pareceres que tratam sobre Predestinação será abrangido, em artigo com o Maior clareza. Esta é a razão pela qual me defendo a tese para ser sentenciado na própria expressão da Confissão, quando, numa ocasião, tive de realizar um debate público ante minha classe na Universidade. Este tipo de Predestinação também concorda com o raciocínio contido na vigésima parte e nas cinqüenta e quatro perguntas do Catecismo.
.
7. Além disso, está em conformidade com a natureza de Deus - com a sua sabedoria, bondade e justiça; porque contém a matéria mais significativa, que é a mais clara demonstração da Divina sabedoria, bondade, e justiça [ou justiça]
.
8. É aceitável em todos os pontos com a natureza do homem - da forma qualquer que seja que a natureza pode ser contemplada, seja no estado primitivo de criação, na queda, seja para a restauração.
.
9. Está em plena consonância com o ato de criação, afirmando que a criação por si só é boa, tanto da intenção de Deus, e no que diz respeito ao próprio termo ou evento, que teve sua origem na bondade de Deus, que tudo tem uma referência à sua continuidade e preservação do proceder do Divino Amor, e que esse ato de criação é um perfeito e adequado trabalho de Deus, na qual ele é a complacência com ele mesmo, no qual ele obteve todas as coisas necessárias para uma confirmação em seu estado.
.
10. Concorda com a natureza da vida eterna, e com a honrosa atribuição por quem essa vida é designado nas escrituras.
.
11. Também concorda com a natureza da morte eterna, e com os nomes pelos quais a morte é tratada nas Escrituras.
.
225
.
12. Afirma a realidade do pecado original, bem como a causa da merecedora condenação, e esta descrição, está em perfeito acordo com a queda e com o pecado.
.
13. Em cada particular, está em harmoniza com a natureza de graça, por atribuir todas essas coisas a ela, que está em concordância com ela, [ou para ela adaptados,] e reconciliando completamente a justiça de Deus com a natureza e à liberdade do livre arbítrio humano.
.
14. É conduzida mais conspicuamente a declarar a glória de Deus, sua justiça e sua misericórdia. Apresenta também Deus como a causa de todos os bens e da nossa salvação, e o homem como a causa do pecado e da sua própria condenação.
.
15. Contribui para a honra de Jesus Cristo, colocando-o como o fundamento da Predestinação e do mérito, bem como seu anúncio, a causa da salvação.
.
16. Promove com propriedade a salvação dos homens: Além disso, o poder, e muito do que significa levar a salvação - excitando e criando dentro da mente do homem a tristeza por conta do pecado, uma solicitude sobre sua conversão, fé em Jesus Cristo, um persistente desejo de realizar boas obras, e zelo na oração – fazendo os homens a trabalhar pela sua salvação com temor e tremor. Também previne do desespero, tanto quanto tal prevenção seja necessária.
.
17. Confirma e estabelece a ordem que segundo a qual o evangelho deveria ser pregado,
.
(1). Ao exigir o arrependimento e a fé --
.
(2). E, em seguida, pela remissão dos pecados, ofertando a graça do Espírito e vida eterna.
.
18. Reforça o ministério do evangelho, tornando-o eficaz em relação à pregação, a administração dos sacramentos e orações públicas.
.
19. É à base da religião cristã, porque nela, duplamente o amor de Deus pode ser juntamente unido - o amor de Deus de justiça [ou justiça], e seu amor pelos os homens, pode, ser reconciliados com a maior coerência, uns aos outros.
..
226
.
20. Finalmente. Esta doutrina da Predestinação, sempre foi aprovado pela grande maioria dos cristãos professos, e até agora, nestes dias, ela goza da mesma abrangente apreciação. Ela não possibilita nenhum recurso para uma pessoa justa manifestar sua aversão a ela; nem pode dar qualquer pretexto para contenção na Igreja Cristã.
.
Portanto, é muito desejar que os homens não iriam avançar ainda mais nesta questão, e que não tentarão investigar os decretos de Deus -, pelo menos, que não deveriam continuar para além do ponto em que essa decisão tenha sido claramente revelada no Escrituras.
.
Isto, meus importantes senhores, é tudo o que eu pretendo agora, de declarar a sua força, respeitando a doutrina da Predestinação, sobre o qual existe uma grande controvérsia na Igreja de Cristo. Se ele não fosse demasiado pesado para a sua senhoria, tenho algumas outras proposições que eu poderia explicitar, porque contribuem para uma plena declaração dos meus sentimentos, e tendem para o mesmo objetivo que o que eu tenho sido condenada a freqüentar Neste lugar pelos senhores. Há alguns outros artigos da religião cristã, que possuem uma estreita afinidade com a doutrina da Predestinação, e que se encontram numa grande medida dependente dela: Desta descrição são a providência de Deus, o livre arbítrio do homem, a perseverança dos santos, e da certeza da salvação. Sobre estes temas, se não for desagradável a sua consideração vou de forma breve explicitar a minha opinião.
.
Jacobus Arminius
______
The Works Of James Arminius V1
.
Tradução: Lailson Castanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha foto
Como Jacobus Arminius acredito que: "As Escrituras são a regra de toda a verdade divina, de si, em si, e por si mesmas.[...] Nenhum escrito composto por Homens, seja um, alguns ou muitos indivìduos à exceção das Sagradas Escrituras[...] está isento de um exame a ser instituído pelas Escrituras. É tirania, papismo, controlar a mente dos homens com escritos humanos e impedir que sejam legitimamente examinados, seja qual for o pretexto adotado para a tal conduta tirânica." (Jacobus Arminius) - Contato: lailsoncastanha@yahoo.com.br

Arquivo do blog

Visitas:

Visitantes online:

Seguidores