Ideário arminiano. Abordagens sobre a teologia clássica de Jacó Armínio: suas similaridades, vertentes, ambivalências e divergências.

sábado, 24 de janeiro de 2009

Igreja Batista do Livre Arbítrio

OS ARTIGOS DA FÉ
.
1. A BÍBLIA – As Escrituras do Velho e do Novo Testamento foram inspirados por Deus, e são nossa regra de fé e prática.
2. DEUS – Há um só Deus vivo e verdadeiro. Ele aparece na natureza como o Criador, Preservador, e Governador Justo do universo; e nas Escrituras como Pai, Filho, e Espírito Santo, ainda como um só Deus, infinitamente sábio e bondoso, a quem todas as criaturas inteligentes devem supremamente amar, adorar, e obedecer.
3. CRISTO – Cristo é Deus manifestado na carne; na Sua natureza divina verdadeiramente Deus, na Sua natureza humana verdadeiramente homem. O Mediador entre Deus e a humanidade, uma vez crucificado, Ele é agora ressurreto e glorificado, e é nosso Salvador e Senhor que está sempre conosco.
4. O ESPÍRITO SANTO – As Escrituras dão ao Espírito Santo todos os atributos de Deus, mostrando assim que Ele é Deus.
5. O GOVERNO DE DEUS – Deus mantém uma sábia e beneficente providência sobre todos os seres e todas as coisas por manutenção da constituição e leis da natureza. Ele também faz atos especiais quando há necessidade para o bem estar do homem.
6. A PECAMINOSIDADE DO HOMEM – O homem foi criado inocente, porém, pela desobediência caiu num estado de pecado e condenação. Sua posteridade, portanto, herda uma natureza de tal tendência que todos pecam e os que alcançam a idade de responsabilidade, tornam-se culpados dos seus pecados perante Deus.
7. A OBRA DE CRISTO – O Filho de Deus, pela Sua encarnação, vida, sofrimento, morte, e ressurreição efetuou para todos uma redenção do pecado que é plena e gratuita e é a fundação da salvação pela fé.
8. AS CONDIÇÕES DE SALVAÇÃO – As condições de salvação são:
1- O arrependimento ou sincera tristeza pelo pecado e a renúncia dele.
2 - Fé ou uma completa entrega, de si mesmo a Cristo como Salvador e Senhor com o propósito de amá-lo e obedecê-lo em todas as coisas. No exercício desta fé que salva, a alma é renovada pelo Espírito Santo, é liberta do domínio do pecado e torna-se um filho de Deus.
3 - Contínua fé e obediência até a morte.
9. A ELEIÇÃO – Deus determinou antes da fundação do mundo a salvar todos os que cumprissem as condições de salvação. A partir daí, pela fé em Cristo, o homem torna-se um eleito de Deus.
10. A LIBERDADE DA VONTADE – A vontade humana é livre e auto-controlada, tendo poder a ceder à influência da verdade e ao Espírito Santo, ou a resisti-los e se perder.
11. A SALVAÇÃO GRATUITA – Deus deseja que a salvação venha a todos, o evangelho convida todos, o Espírito Santo trata com todos, e todos os que quiserem podem vir e tomar da água da vida abundantemente.
12. A PERSEVERANÇA – Todos os crentes em cristo, que mediante a fé perseveram na santidade até ao fim da vida, tem a promessa da salvação eterna.
13. AS ORDENANÇAS DO EVANGELHO – O batismo pela imersão dos crentes nas águas, a Ceia Do Senhor e o Lavar dos Pés são ordenanças de obrigação universal e para todos os crentes.
14. O DÍZIMO - Deus ordenou o dízimo e as ofertas no Velho Testamento e Jesus Cristo o apoiou no Evangelho (Mateus 23:23)
15. O DIA DO SENHOR – A lei divina exige que um dia em sete seja separada do serviço e divertimentos seculares, para descanso, adoração, obras e atividades cristãs e para comunhão pessoal com Deus.
16. A RESSURREIÇÃO, JUÍZO E RETRIBUIÇÃO FINAL – As Escrituras ensinam a ressurreição de todos os homens. Os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação; então, os que fizeram o mal irão para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.(1)
Quem são os Batistas do Livre Arbítrio?
As raízes da Igreja Batista do Livre Arbítrio podem ser encontradas na Inglaterra ao longo de 1611.
A primeira Igreja Batista do Livre arbítrio na América, foi iniciada por Paul Palmer em 1727 no Condato de Perquimans. Alguns anos mais tarde, em 1780, sob a liderança de Benjamin Randall, os Batistas do Livre Arbítrio, na América tem tido um ministério sólido. Hoje, a Associação Nacional dos Batistas do Livre Arbítrio está ativa em 42 estados, em 14 países estrangeiros, e em uma série de ilhas marítimas. O trabalho da Associação Nacional dos Batistas do livre Arbítrio é promovido a partir de Escritórios Nacionais e da Escola Dominical da Igreja e formação, departamento localizado em Nashiville, Tennessee.
...
Breve História.
.
As origens da atual Batista do Livre Arbítrio pode ser atribuida a dois distintos começos. A maior parte vem do sul do movimento que surgiu na colônia Carolina do Norte,sob a liderança de Benjamin Laker (ativo na década de 1680) e Paul Palmer ( ativo na década de 1720), que foram os Batistas Gerais Ingleses. O movimento surgiu espontâneamente no norte da Nova Inglaterra em 1780, quando Benjamim Randall foi expulso de uma igreja Batista Calvinista por causa de seus pontos de vista arminianos.
A maioria dos das igrejas na Conferência Geral Batistas Livres (originalmente Batistas do Livre Arbítrio) no norte, fundia com a Convenção Batista do Norte, em 1911. Aqueles que permaneceram, Batista Livre organizaram a Associação Geral da Co-operação Batistas do Livre Arbítrio. A Associação Nacional dos Batistas do Livre Arbítrio resultou da fusão entre este grupo e o seu homólogo maior, a Conferência Geral dos Batistas do Livre Arbítrio.(2)
______
(1)Extraído do 1 Manual de Fé e Prática dos Batistas Livres do Brasil
h
ttp://www.ibl-bh.org.br/artigos.html
http://www.evfwbc.org/What_We_Believe.html
(2) Tradução: Lailson Castanha

5 comentários:

  1. Olá Lailson,
    Você sabia que no Basil Existem diversas igrejas Batistas do Livre Arbítrio? Outro nome que comumente recebem aqui no Brasil é: Batista Livre. É uma denominção Bíblica e muito conservadora. Seus Teologos mais conhecidos são: Robert Picirilli, Leroy Forline, Pison, dentre outros. Vale a pena conhecer este grupo.
    Abraço,
    D.F.S.G

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniel. Como posso conhecer sobre o que ensina a teologia desse grupo? Fora o livre arbítrio eu gostaria de saber sobre a visão do grupo no que diz respeito a dons espirituais, batismo de fogo, etc. Desde já, obrigado!

      Excluir
  2. Companheiro Daniel, saúde.

    Pois é Daniel, a pesquisa que andei fazendo sobre a história da IBLA me fez chegar no mesmo caminho por você destacado.

    Muito obrigado,

    Se você tiver acesso a matérias sobre temas pertinentes ao blog escritas pelos teólogos por você citado, me envie no e-mail destacado no blog, para que eu possa publicá-lo.

    ResponderExcluir
  3. Engraçado.....
    Dizem que possuem a escritura como norma.. e quanto ao pecado dizem que as pessoas tornam-se pecadoras somente quando adquirem responsabilidade.. NA MINHA BIBLIA DIZ: "Nao há justo NENHUM SEQUER.. nao há quem busque a Deus TODOS SE ESTRAVIARAM a uma se fizeram INUTEIS.. "Pois TODOS pecaram e carcem da gloria de Deus" Romanos 3.10-12,23
    Meus amigos... sou Teologo e sei o por que vcs tomam essa linha... Na paz.. vcs estao preciptados.. um abraço a vcs e parabens pela iniciativa do blog!!

    ResponderExcluir
  4. Companheiro Doug, saúde.

    Você poderia tornar mais claro o seu questionamento? Fazendo assim, entenderíamos melhor o que você tem a nos transmitir.

    Obrigado.

    É importante esclarecermos que o arminianismo crê na existência do pecado original, mas também crê que a graça de Deus foi derramada em favor de todos os homens, sobre, ou seja, em favor dos homens injustos, e como tal, em favor daqueles que se extraviaram, e, consequentemente carecem da glória de Deus. Não existe nenhuma incoerência e contradição do sistema arminiano com os textos por você citado.

    ResponderExcluir

Minha foto
Como Jacobus Arminius acredito que: "As Escrituras são a regra de toda a verdade divina, de si, em si, e por si mesmas.[...] Nenhum escrito composto por Homens, seja um, alguns ou muitos indivìduos à exceção das Sagradas Escrituras[...] está isento de um exame a ser instituído pelas Escrituras. É tirania, papismo, controlar a mente dos homens com escritos humanos e impedir que sejam legitimamente examinados, seja qual for o pretexto adotado para a tal conduta tirânica." (Jacobus Arminius) - Contato: lailsoncastanha@yahoo.com.br

Arquivo do blog

Visitas:

Visitantes online:

Seguidores