domingo, 8 de agosto de 2010

Philipp Van Limborch

Philipp Van Limborch ou Felipe de Limborch(Amsterdam, 19 junho de 1633 a 30 de abril de 1712) foi um pastor protestante e teólogo holandês remostrante.

Ele era filho de um advogado. Sua educação se deu nas cidades de Utrecht, Leiden e Amsterdã. Em 1652 estudou teologia na Universidade de Utrecht. Ele recebeu em 1657 uma nomeação como pastor na Igreja Remostrante em Gouda. Depois de 1667 ele foi transferido para Amsterdã. Um ano mais tarde,foi professor no Seminário Remostrante. Van Limborch era amigo do filósofo Inglês John Locke.

Sua obra mais importante, Institutiones Theologiae Christianae ad praxin promotionem pietatis et pacis, christianae directae UNICE (Amsterdam 1686) é uma exposição detalhada do sistema teológico de Simon Episcopius e Stephanus Curcellaeus. A quarta edição de 1715 contém a obra Relatio historica de origine et progressu controversiarum in foederato Belgio de praedestinatione. Limborch ainda escreveu:

De veritate religionis Christianae amica coltatio cum erudito Judaeo (Gouda 1687)
Historia Inquisitionis (1692), incluindo uma versão do Liber Sententiarum Inquisitionis Tolosanae (1307-1323)
Commentarius in Acta Apostotorum et in Epistolas ad Romanos et ad Hebraeos (Rotterdam 1711)


Seus trabalhos editoriais incluíram a publicação de vários trabalhos de seus predecessores e a publicação de cartas, obras como: Epistolae ecclesiasticae praestantum ad eruditorum virorum (Amsterdam, 1684), principalmente, as cartes de Jacobus Arminius, Joannes Uytenbogardus, Konrad Vorstius (1569-1622), Gerhard Vossius (1577-1649), Hugo Grotius, Simon Episcopius (seu avô) e Caspar Barlaeus; essas cartas são do valor grande para a história do arminianismo.

Uma tradução para o Inglês da Theologia foi feita por William Jones em 1702 sob o título de A Complete System or Body of Divinity, both Speculative and Practical, founded on Scripture and Reason (Londen 1702). A tradução da Historia Inquisitionis por Samuel Chandler, com uma longa introdução sobre a origem e evolução do processo e suas causas reais ou imaginárias [1].
A obra de Limborch - Liber Sententiarum Inquisitionis Tolosanae ainda é considerado um feito histórico pelo cuidado de sua transcrição de um manuscrito escrito pelo dominicano inquisidor Bernard Gui. Este manuscrito foi considerado perdido durante muito tempo, mas finalmente foi encontrado em Londres (British Library, MS. Adicionar. 4697). Uma nova edição do manuscrito ((Le Livre des sentences de l'inquisiteur Bernard Gui (1308-1323)) foram fornecidas por Annette Pales-Gobillard (2 volumes, Paris, 2003).

______
Referências:
Wikipedia - com base no texto da Encyclopædia Britannica Eleventh Edition.
Para consultar:
A compleat system, or body of divinity, both speculative and practical : founded on Scripture and reason (1702)
http://www.archive.org/details/compleatsystemor01limb

THEOLOGIA CHRISTIANA - Latin
.
Philippe van Limborch, De veritate Religionis Christianae Amica Collatio cum Erudito Judaeo, Basilea, apud Joh. Rudolph Im-Hoff, 1740, Texto: 692 págs. Indices: 28 págs.
Em destaque, a autobiografia do judeu Uriel da Costa (1585 - 1640), que desiludido com a religião judaica, se suicidou. Sua autobiografia intitulada Exemplar Humanae Vitae, foi transcrita por Philipp Van Limborc em sua obre De veritate Religionis Christianae Amica Collatio cum Erudito Judaeo.http://www.arlindo-correia.com/exemplar_humanae_vitae.html

Gravura: Philipp Van Limborch

3 comentários:

  1. Olá Lailson, conheci você ontem na Igreja Metodista. Encontrei seu bolg, vi que já postou muitos artigos. Vou começar a ler bem devagar. Parabéns, estava faltando na Net um contraponto ao Calvinismo. Persevere! Esse é o tipo de atividade que enriquece as idéias cristãs. Um abraço Maria Ruth

    ResponderExcluir
  2. Companheira Maria Ruth, saúde.

    Obrigado pelo incentivo.
    Fique a vontade para externar suas idéias no blog.

    Quanto ao contraponto ao calvinismo, existem excelentes sítios com assuntos arminianos, que lhe possibilitará encontrar bons artigos e pensadores que se aproximam das ideias arminianas, e, por conseguinte, se afastam do calvinismo. Dentre eles deixo como destaque o “arminianismo.com” e “Perspectivas Arminianas”.

    http://www.arminianismo.com/
    http://perspectivasarminianas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. O problema de Limborch foi que ele se enveredou pelo livre arbitrio de maneira errada, elipsando Episcópio. Ele defendeu a participação do ser humano em igualdade de condições com Deus. Enfatiza que o ser humano pode, não apenas ajudar na participação passiva, mas tambem ser ativo. Isso faz do ser humano o autor da fé. É frontalmente contrario a teologia de Arminio, consequentemente de Episcópio que foi o herdeiro da teologia dele.

    ResponderExcluir