Jacobus Arminius.
No que diz respeito graça e o livre arbítrio, ensino em conformidade com as Escrituras e o consentimento ortodoxo: O Livre arbítrio é incapaz de fazer ou aperfeiçoar qualquer bem espiritual genuíno sem a graça. Que não se diga que eu, assim como Pelágio, cometo uma falácia em relação à palavra "graça" quero dizer que ela é a graça de Cristo que pertence à regeneração. Afirmo, portanto, que a graça é simples e absolutamente necessária para a iluminação da mente, para o devido controle das emoções, e para a inclinação da vontade ao que é bom. É essa graça que opera sobre a mente, os afetos e a vontade, que infunde bons pensamentos na mente, e inspira a por em ação bons desejos, e inclina a vontade a colocar em prática bons pensamentos e bons desejos. Essa graça precede, acompanha e segue; excita, assiste, opera para que queiramos o bem, e colabora para que não queiramos em vão. Ela afasta as tentações, dá assistência e oferece socorro em meio às tentações, sustenta o homem contra a carne, o mundo e Satanás, e concede ao homem, nesta grande luta o gozo da vitória. Ela levanta novamente aqueles que foram vencidos e caíram, estabelece e lhe provém com uma nova força, e torna-os mais cauteloso. Essa graça dá início a salvação, é o que promove, aperfeiçoa e consuma.
No que diz respeito graça e o livre arbítrio, ensino em conformidade com as Escrituras e o consentimento ortodoxo: O Livre arbítrio é incapaz de fazer ou aperfeiçoar qualquer bem espiritual genuíno sem a graça. Que não se diga que eu, assim como Pelágio, cometo uma falácia em relação à palavra "graça" quero dizer que ela é a graça de Cristo que pertence à regeneração. Afirmo, portanto, que a graça é simples e absolutamente necessária para a iluminação da mente, para o devido controle das emoções, e para a inclinação da vontade ao que é bom. É essa graça que opera sobre a mente, os afetos e a vontade, que infunde bons pensamentos na mente, e inspira a por em ação bons desejos, e inclina a vontade a colocar em prática bons pensamentos e bons desejos. Essa graça precede, acompanha e segue; excita, assiste, opera para que queiramos o bem, e colabora para que não queiramos em vão. Ela afasta as tentações, dá assistência e oferece socorro em meio às tentações, sustenta o homem contra a carne, o mundo e Satanás, e concede ao homem, nesta grande luta o gozo da vitória. Ela levanta novamente aqueles que foram vencidos e caíram, estabelece e lhe provém com uma nova força, e torna-os mais cauteloso. Essa graça dá início a salvação, é o que promove, aperfeiçoa e consuma.
Confesso que a mente de um homem natural e carnal é obscura e sombria, que suas afeições são corruptas e desordenadas, que sua vontade é obstinada e desobediente, e que o próprio homem está morto em pecados.
.Tradução: Lailson Castanha
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WORKS OF ARMINIUS VL 2. An Open Letter to Hippolytus a Collibus - 4. GRACE AND FREE WILL
.Tradução: Lailson Castanha
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WORKS OF ARMINIUS VL 2. An Open Letter to Hippolytus a Collibus - 4. GRACE AND FREE WILL
Muito bom seu texto. Gostei do blog!
ResponderExcluirDeus o abençoe,
Somente que gostaria de seguir para receber atualizações,
Obrigado pela atenção.
ResponderExcluirFique a vontade, para seguir o blog ou para emitir suas ideias.
A Justiça a Graça e a Misericórdia de Deus
ResponderExcluirLaerço.
As vezes queremos entender como funciona a prerrogativa do sentimento e do caráter de Deus, por sua maneira de tratar com a humanidade. A uns Ele usa de misericórdia, quando esses praticam coisas que para nós, são merecedores de punição. A outros, acontece coisas que ao nosso ver, não é tão preciso de punição e Deus os cobra.
Na verdade, Deus é o Senhor, e não erra no seu julgamento, pois, nós conhecemos e vemos o exterior,mas Deus conhece e vê o interior; então, a pergunta do Profeta Habacuque, exatamente muitos de nós também fazemos: Até quando Senhor clamarei e o Senhor não me escutaras, ? Gritarei: violência! e não salvarás?! Hb.1:2)
Daí minha ponderação; Deus é justo, e sabe realmente como tratar com justiça as coisas da humanidade, mesmo quando não o entendamos. Ele no seu julgar, usa o instrumento da mais alta relevância, que é a sua graça,fruto do seu amor!
Nas próprias palavras do Profeta vemos que ele recebe a Inspiração, que revela a misericórdia e bondade divina, a qual recebemos do Senhor, o perdão,dos nossos erros.
Disse o Profeta Habacuque: " Não és Tu desde sempre, ó Senhor,meu Deus, meu Santo?Nós não morreremos, Ó Senhor, para juizo o puseste, e tu ó rocha, o fundaste para castigar. Tu és puro de olhos que não podes ver o mal e a vexação não podes contemplar. hB. 1:12-13)
Portanto, Creio ser a resposta as indagações sobre determinadas causas e resoluções de Deus a humanidade: Sua Justiça, envolvendo sua Graça com misericórdia através do seu amor! Jo,3: 16)